13.9.07

Ô PÁ! ORA, POIS...!

Dia desses, estava batendo papo com um pessoal amigo meu. Papo vai, papo vem, veio assunto sobre traduções de títulos de filmes feitas pelos portugueses. Não, não caímos na esparrela de contar piadas de português! O assunto era sério, mas não sei qual a razão, a gente acaba achando a maior graça! Não sei mesmo, conheço muitos portugueses, e, pessoalmente, não me parecem serem mais engraçados que nós, os brasileiros... Mas enfim, demos boas gargalhadas só por lembrarmos de algumas traduções de filmes famosos, como Vertigo, do Hitchcock, que virou em Portugal “A Mulher que Morreu Duas Vezes”, e tal... Conto isso, porque dei lá minha contribuiçãozinha em cartuns para o preconceito sobre a “graça” dos nossos patrícios! Em 1991 bolei uma série de tiras cujo mote era sobre a possibilidade dos autores de quadrinhos serem portugueses, publicada na Mad 78, e que foram desenhadas pelo grande Vilmar Rodrigues! E já neste século, por ocasião da Copa de 2006, bolei e desenhei um cartum imaginando o que aconteceria se Portugal chegasse a disputar a final num jogo contra o Brasil. Confiram as tiras e o cartum aqui! E saudações luzitanas!

3 comentários:

Simone e Fabián disse...

hahaha
sensacional! adorei o nome dos personagens e autores traduzidos para o "purt'guêx"

vou ficar tendo ataques de riso por mais uma semana, ô pá! :)

El hombre maíz disse...

Grande Pupuca! Será que esse blog vai pra frente agora? Digo, atualizações mais frequentes, e essas coisas que faz a gente voltar ..

Já não podemos mais ver teus trabalhos na MAD (eu posso pq compro no SEBO), só resta Pupuca On-line.

A propósito, ainda tenho o Welberson no meu MSN, continuo querendo entrevistá-lo, mas vocÊ me assustou dizendo que eu ia me meter numa roubada.

Abraço

Pupuca disse...

Hm... Puxa, Milho, sobre o Welberson, não sei... Talvez eu tenha exagerado. Uma coisa tenho certeza absoluta sobre ele: é inofensivo! É que o Ota me contava algumas doideiras de fã que ele fazia, mas nada envolvendo violência, talvez uma pitada de obsessão. Uma pitada cavalar, bem entendido...