6.12.05

Sempre considerei que produzir cartuns era sofrimento. Não sei se me entendem, mas eu não como que psicografo meus cartuns, há que se bolar, rebolar e rabiscar idéias e mais idéias, às vezes por horas, por dias até, sem obter sequer um resultado que me agrade... Quando acreditava que tinha alguma coisa, uma boa idéia, não era ainda assim o bastante. Precisava submeter ao Ota para que ele as aprovasse, e, enfim, eu desenhava as artes finais e eram publicadas na Mad. Mas e as outras que eu considerara boas, não eram de fato? Algumas eu ousei enviar a alguns salões de humor espalhados por aí, não custava nada, já tinha tido o trabalho de produzi-las e tal... Não sou exatamente uma pessoa que se possa considerar confiante, sou inseguro quanto ao meu trabalho, ainda por cima quando mostro a outras pessoas e elas não gostam. Mas não é que tive alguns desses trabalhos recusados que foram selecionados para alguns salões? Claro, nunca ganhei nenhum prêmio, nem mesmo uma mençãozinha honrosa, foram apenas agradáveis surpresas! Por exemplo, esta aqui que entrou na exposição da Primeira Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, nem me lembro em qual ano:

Os originais nunca me devolveram, mas a idéia continuou fresca na minha mente claudicante e pude redesenha-la. Mas outras piadas, miseravelmente, não foram aproveitadas em outros salões! Ó vida! Ó dia! Ó azar! Ó dúvida cruel! O que fazer para o jantar?

13 comentários:

Anônimo disse...

Até hoje não entendo bem o que é Salão de Humor...nunca fui em um, acho que não combina, quadrinho é bom de ler no quarto, em silêncio, com calma...acho chato ler em pé com um monte de gordos falando alto perto da gente. Bom cartunista para mim, não são esses que fazem piadas "geniais", engraçadíssimas, campeães dos salões, eu gosto de cartunistas que desenham seu mundo interior, seus desenho refletem um tipo de visão de mundo, sei lá, o seu cartum é assim, não é uma piada matadora, é todo o conjunto da coisa, todo mundinho particular.

Anônimo disse...

Hm... Para mim, Salão de Humor é aquele lugar para onde se manda o que não se sabe para onde mandar, e se acaba mandando e seja o que Deus quiser! E até que é difícil ver uma ganhadora tão engraçada assim...

El hombre maíz disse...

Pupuca, sou u que acabei de deixar um scap no seu orkut, o Thiago. Vim fazer uma visitinha no seu blog pra ver como era. Bacana. Engraçado isso de você não ter ganho nenhum prêmio, porra, tu trabalha na melhor revista do mundo, cadê o respeito? Eu lembro de uma tirinha sua que era da Xuxa desfilando pelada pra um monte de anões (seus baixinhos) heheehhehe
bem engraçado

Anônimo disse...

Muito tri esse blog relamente to precisando de um mascara daquelas para mim, bah a pessoal da mad ta toda vindo para internet

Anônimo disse...

Realmente e muito foda conseguir produzir uma tira de cartum. Eu começei a pouco tempo á fazer cartuns é a pior parte saum ter as idéias pra bolar a histórinha, e depois conseguir encaixalas numa tira decente. O bom é q depois q conseguimos o resultado desejado dá um alivio do kct. E uma grande satisfação.

Anônimo disse...

pupuca acompanho voce des das mad's da editora record e queria saber qual o time q vc torce??acho q e o mesmo q o meu o flamengo ja q vi varios cartuns seus com personagens com camisasa Rubro-Negras valeu!!

Anônimo disse...

Acho que o Pupuca usa as camisas rubros negras para fazer os bandidos pois sempre esses caras com camisas do flamengo leva chumbo nos desenhos dele... acho que o Pupuca deve ser vascaino ou outro time do Rio.
E alguem poderia me exolicar o que é o Salão do Humor???
Abraços.

Anônimo disse...

Tambem nau m sei o q eh um salão de humor ... sei mais ou menos mais naum sei como funciona.

Anônimo disse...

Pupuca é Ameriquinha!

Anônimo disse...

pupuca é rei! viva a pupucolândia dos homes sem braço!!! fuééééé!

Anônimo disse...

Se sou América? Ó: Rogério, Orlando, Geraldo e Álvaro; Ivo, Bráulio e Gilson Nunes; Flecha, Luizinho e Edu! A-há, garoto!

Anônimo disse...

Ih! Esqueci o Alex! Que merda de torcedor rubro eu sou...

Anônimo disse...

Nossa, aposto que esse homem vestido de uniforme vermelho é meu ex-namorado.
Quer apostar?
Só Deus sabe o quanto sofri.