5.12.07

CADÊ A LIBERDADE DE IMPRENSA QUE TAVA AQUI?

Recentemente o Jornal do Comércio, de Porto Alegre, demitiu Santiago, Kayser e Moa, três chargistas, por não seguirem sua linha editorial. Era comum alguma charge deles ser censurada, pois o jornal restringia temas ou personagens que podiam ser retratados. A gota d’água para suas demissões foi o tema dos lucros excessivos dos bancos (ich)!!!!!! A tal liberdade de imprensa não é praticada dentro dos veículos de comunicação faz tempo, há anos li um texto indignado do Angeli contando que uma tira sua dos Skrotinhos foi censurada pela Folha de São Paulo, se não me engano, porque usava uma palavra como merda, ou bunda, uma coisa assim. Um motivo até muito mais pueril do que os casos do Jornal do Comércio, mas não menos esdrúxulo! Na época, isso me fez imaginar se era possível que outras tiras pudessem ter sofrido censura, um Recruta Zero, ou Calvin, mas a não ser que os autores botassem a boca no trombone, nunca saberíamos. Imaginando o que poderia ferir as sensibilidades na época, fiz uma série de tiras que não foram censuradas e saíram na Mad 92, de abril de 1993. Confiram aqui!!!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Bacana, Pupuca!
Dá uma olhadinha no blog da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul que tem um monte de coisas sobre o assunto e mais um monte de coisa legal para se ver.
Obrigado pela força.
Grande abraço.
Moa

Pupuca disse...

Bom, então quem quiser mais informações sobre o caso da demissão dos cartunistas do Jornal do Comércio de Porto Alegre, pode acessar:
http://grafar.blogspot.com/

Sr.Werneck disse...

Creio eu que esse caso não seja exclusivo do jornal de Porto Alegre, mas em muitos jornais de grande circulação. A liberdade de expressão por meio de charges somente por meio de blog.
Abraço

Pupuca disse...

Tem razão, Werneck! Mas tenho minhas dúvidas que a liberdade seja de expressão role nos blogs, afinal existe muito patrulhamento em todos os meios de expressão. Sei tb que governos como o da China censuram o acessos à blogs como os do blogspt, por ex.

Anônimo disse...

É, depois desse episódio nunca mais encontrei motivos para ler o Jornal do Comércio via net. Mas o blog da Grafar sempre tá bombando!
Santiago, Kayser, Moa e uma cambada! Vale a pena dar um look.

Pupuca disse...

Sim, estou por dentro desta dica!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!