25.9.07

CRUZES! O UNIVERSO PARALELO EXISTE!

Quando eu era guri, havia o conceito nos gibis de super-heróis de que existiam outras Terras idênticas à nossa, ocupando o mesmo espaço, separadas apenas por outras dimensões. Aliás, não eram tão idênticas assim, viam-se algumas diferenças, como geografias diferentes (cidades, países), culturas, heróis e vilões, etc. Sabia-se das “Terras paralelas” graças aos poderes que alguns heróis tinham de abrir passagens e transitar entre elas! Achava que se tratava de ficção. Mas agora, depois de burro-velho, descobri que é verdade! O portal para acesso a uma Terra paralela é... o Orkut! Através do Orkut, pude vislumbrar um outro mundo, onde, por exemplo, um sujeito comprou um apartamento de frente para o mar... em Goiás! Onde o Coliseu foi construído em Atenas! O estádio Santiago Bernabeu, do Real Madri, fica em Barcelona! E mais: há um sujeito chamado Tom Cruz idêntico ao Tom Cruise da nossa Terra, um tal Maicon igual ao Michael Jackson antes de embranquecer! Um Cazuza alternativo, que fez parte do conjunto Barro Vermelho. Rolam desastres naturais exóticos, como thiçuname(?)! As modelos sonham em pousar para uma tal Praybloy. Até a língua é diferente! À primeira vista parece português, mas não! As palavras “eu” e “você” são verbos. E verbos como empenotizar, umiliar, abobinar, essitar, arassar são conjugados. Mais ainda: quartetos de três, trios de cinco...! Querem compartilhar a perplexidade que experimentei? Cliquem e vejam aqui, o universo jamais será o mesmo para vocês também!

13.9.07

Ô PÁ! ORA, POIS...!

Dia desses, estava batendo papo com um pessoal amigo meu. Papo vai, papo vem, veio assunto sobre traduções de títulos de filmes feitas pelos portugueses. Não, não caímos na esparrela de contar piadas de português! O assunto era sério, mas não sei qual a razão, a gente acaba achando a maior graça! Não sei mesmo, conheço muitos portugueses, e, pessoalmente, não me parecem serem mais engraçados que nós, os brasileiros... Mas enfim, demos boas gargalhadas só por lembrarmos de algumas traduções de filmes famosos, como Vertigo, do Hitchcock, que virou em Portugal “A Mulher que Morreu Duas Vezes”, e tal... Conto isso, porque dei lá minha contribuiçãozinha em cartuns para o preconceito sobre a “graça” dos nossos patrícios! Em 1991 bolei uma série de tiras cujo mote era sobre a possibilidade dos autores de quadrinhos serem portugueses, publicada na Mad 78, e que foram desenhadas pelo grande Vilmar Rodrigues! E já neste século, por ocasião da Copa de 2006, bolei e desenhei um cartum imaginando o que aconteceria se Portugal chegasse a disputar a final num jogo contra o Brasil. Confiram as tiras e o cartum aqui! E saudações luzitanas!

5.9.07

ENQUANTO ISSO, NO SALÃO DE PIRACICABA...

Revoltante!!!!! São as tiras que enviei para o 34° Salão de Humor de Piracicaba, selecionadas para exposição de lá até 14 de outubro de 2007. Confira aqui o baixo nível de exigência dos caras de lá, aceitando assim tiras de um humor que explora deficiências físicas, doenças degenerativas, problemas psicológicos e preconceitos...